A Autoridade Portuária de Santos concedeu desde 2023 descontos tarifários de R$ 40,6 milhões a navios e terminais que adotam práticas sustentáveis, sendo R$ 16,8 milhões apenas em 2025. O ministro de Portos e Aeroportos Tomé Franca e o presidente da APS Anderson Pomini participaram das iniciativas que incluem contrato com a Fundação Valenciaport para planos de descarbonização e energético. Projetos de eletrificação do cais com energia da Usina Hidrelétrica de Itatinga e parcerias para sequenciamento de operações avançam no porto.
Descontos tarifários incentivam práticas verdes
Desde 2023 o desconto tarifário ofertado a navios e terminais que adotam práticas sustentáveis soma cerca de R$ 40,6 milhões. Somente em 2025 a cifra chega a R$ 16,8 milhões. Navios verdes atendem normas internacionais de emissões de carbono e níveis de ruído.
Presidente da APS Anderson Pomini afirmou que para a APS não é perda de receita, é investimento. O inventário anual de GEE desde 2021 com metodologia GHG Protocol homologada pela CETESB cobre 400 mil m² operacionais e 19,5 milhões m² vegetados.
Em outubro foi assinado contrato com Fundação Valenciaport para Plano de Descarbonização e Plano Diretor Energético com entrega prevista em 22 meses. Desde 2024 o projeto de eletrificação do cais utiliza energia da Usina Hidrelétrica de Itatinga para rebocadores.
Parcerias ampliam eficiência operacional
Parceria com Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos para sequenciamento de caminhões e navios está em desenvolvimento. O sistema VTMIS encontra-se em implantação para melhorar o controle de tráfego marítimo.
Repotencialização da Usina de Itatinga está em estudos incluindo possibilidade de hidrogênio verde. Essas iniciativas conectam diretamente à redução de emissões e à modernização da matriz energética do porto.
Hub de Inovação é inaugurado no Armazém 7
O Hub de Inovação Armazém 7 foi inaugurado em área de aproximadamente 1,8 mil metros quadrados próxima ao Parque Valongo e Centro Histórico. A cerimônia contou com a presença do ministro Tomé Franca e do presidente Anderson Pomini.
Convênio de R$ 7,5 milhões com o Instituto Mackenzie por 48 meses destina-se a pesquisa, desenvolvimento tecnológico e capacitação. Previsão de plena operação é 2027 com espaços para startups, laboratórios, coworking, auditório e observatórios climáticos e oceanográficos.
Revitalização do Armazém 7 ocorreu via Termo de Ajustamento de Conduta com Ministério Público de São Paulo como contrapartida vinculada ao novo terminal de grãos da Cofco. Experiências com realidade aumentada completam o programa do hub.
Próximos passos e impacto no setor
Os investimentos combinam incentivos tarifários com infraestrutura de inovação para acelerar a transição energética no Porto de Santos. A integração entre eletrificação, planejamento energético e hub tecnológico posiciona o porto em linha com exigências internacionais de redução de emissões.