5 Tecnologias que aceleram os processos logísticos



Burocracia, grandes volumes de informações, prazos apertados, busca por redução de custos e maior agilidade das transações... se fossemos listar tudo que está por trás de processos logísticos teríamos itens a perder de vista. É por essa razão que negar a necessidade do uso da tecnologia em operações logísticas é perder tempo e dinheiro. Afinal, se você pode otimizar trabalhos, deixar o gerenciamento das atividades mais simples e automatizar expedientes, por exemplo, vai querer fazê-los, não é?

Em outras palavras, quem busca elevar as operações logísticas a outros patamares e ter níveis de competitividade no mercado atual precisa, antes de mais nada, ficar de olho no que o mercado de TI tem a oferecer. 

Neste sentido, a boa notícia é que nos últimos anos tivemos um aumento notável no número de tecnologias que aceleram processos logísticos disponíveis no mercado. E já que o seu objetivo deve ser encontrar essas soluções, o Tecnologia Portuária listou 5 tecnologias que vão trazer um ótimo resultado para os seus próximos relatórios. 

É só ler atentamente e colocar esses investimentos em pauta o quanto antes :) 

Tecnologias que aceleram os processos logísticos 

1. Aplicação mobile de fretes 

Você perde tempo em busca de caminhoneiros autônomos e sempre fica em dúvida se eles são de confiança? Então essa é a solução mais importante dessa lista para você, pois ela vai interligar o caminhoneiro à empresa. Deste modo é possível saber quais profissionais estão disponíveis no momento e também qual o nível de qualidade de seus serviços, pois todos são avaliados ao final da entrega. 

2. Avaliação de desempenho 

Além de automatizar funções e otimizar setores, também é importante saber como a sua equipe está trabalhando. Mas falta tempo para realizar essa avaliação? Pois bem, existe uma tecnologia pronta para fazer isso por você e esse é um recurso que pode ser o seu aliado. 

3. Software de gestão de frotas 

Nós já falamos sobre o software de gestão de frotas aqui no Tecnologia Portuária, mas vamos te dar um breve resumo. O sistema fica responsável, por exemplo, pelos dados dos caminhões e também pelo envio de alertas se acaso houver necessidade de realizar qualquer ação em relação a eles. 


4. TMS 

O Transportation Management System (TMS), trabalha no controle das informações de fretes e desempenho dos motoristas. Além de ter a função de rastrear em tempo real a localização dos itens transportados. 

5. WMS 

De maneira resumida, o WMS é um sistema de gerenciamento de armazém. Com ele é possível administrar e gerenciar todas as atividades e também equipes dos seus centros de distribuição e armazéns. O que vai facilitar o planejamento diário, organização de times e outras funções. Também com o WMS é possível encontrar com maior facilidade a localização de produtos – pois é feito um controle desde o recebimento até o armazenamento. 

Comentários